Desde tempos perdidos no Tempo as mais diferentes formas de Vida movem-se numa espiral ascendente. Ao se moverem, os Seres deixam atrás de si um caminho eterno de experiências e constróem à sua frente o Reino Materializado das Infinitas Possibilidades do Vir a Ser. As Memórias Vivas de todos os Seres que nos antecederam faz acontecer um terreno arqueológico que lastreia a sustentabilidade e a continuidade da vida. Criam as linhas de ação para a construção de um “tempo’’ que convencionamos chamar de futuro. No cerne desta Memória Viva pulsa intensamente o mais extraordinário de todos os impulsos: o ímpeto para migrar de um estado potencial para uma condição de existência realizadora, “materializada”.Em assim sendo, o movimento vivo da vida cumpre a grandiosa tarefa de arrancar da potencialidade a potência realizadora, materializante do Criador. Este processo foi intuido pelos Seres diferenciados de todas as épocas e, hoje, é entendido como a Grande Jornada da Alma ou a Jornada do Herói. A Jornada daquele que, consciente e bravamente, caminha, realiza, alquimiza as densas sombras, extraindo delas a radiante Luz do Espírito.

Estes Seres Diferenciados ou, também, conhecidos como os Grandes Sábios de todos os tempos (Os Amados Filhos de Sophia), conseguiram realizar uma síntese inquebrantável entre intuição e experiência direta. Desta Síntese nasceram as mais diferentes e extraordinárias narrativas acerca do Sagrado e de sua Manifestação no Mundo Sensível e, para que estas narrativas fossem compreensíveis ao entendimento, os Sábios de cada Era criaram metáforas, parábolas, alegorias, contos, mitos, fábulas, escrituras sagradas que pudessem conter preservado o Conhecimento Vivo que instrui o Aprendiz do Caminho.

Todo este extrordinário contexto criou o palco da vida, onde cada Ser encena a sua singular existência, gerando experiências ímpares que, gradualmente, vão tecendo as sublimes malhas da existência cósmica e terrestre. Todo este processo é, segundo as mais diferentes narrativas, orquestrado por Sophia.

Nas Escrituras Cristã, Sophia está presente desde os fundamentos da construção do Mundo e nos exorta a ouvi-la: “Convertei-vos com a minha correção; vou espalhar sobre vós o meu espírito, vou ensinar-vos a minha doutrina (Provérbios 1:23). Em continuidade, Provérbios 8:29-32, Sophia prossegue nos dizendo: “quando (Deus) assentava os fundamentos da Terra, eu estava com Ele, regulando todas as coisas; e cada dia me deliciava, brincando continuadamente diante Dele, brincando sobre o globo da Terra e achando as minhas delícias em estar com os filhos dos homens. Agora, pois, filhos, ouvi-me: Bem Aventurados os que guardam os meus Caminhos”.

Sophia materializa um sublime e, ao mesmo tempo, sombrio palco existencial onde o Homem, por ser portador da centelha do discernimento, ocupa um papel de relevância. O Homem é irremediavelmente Chamado a realizar a Magnífica Obra do Mistério da Conexão Consciente entre o Sagrado e o Mundo que dele emanou. O Homem é Convocado a Ser a Justa Medida entre o Céu e a Terra.

Você está convidado a percorrer este caminho de reflexões e aprofundamento dos desígnios da Jornada conosco.

Sejam todos bem-vindos!

Cris Albuquerque